sexta-feira, 8 de abril de 2011

Animais em Cativeiro

Animais em Cativeiro

A prática de animais em cativeiro, mesmo os silvestres, aos meus olhos não é uma prática exclusiva da chamada civilização. Na antiguidade, por exemplo, entre os saques dos poderosos exércitos invasores juntamente com a pilhagem de tesouros que traziam para suas capitais vinham um sem número de pessoas e animais para eles exóticos.
É comum nas sociedades tribais, no Brasil logicamente também, o aprisionamento de macacos e aves. Mas é claro que não vamos com isso justificar o que se faz hoje com o grau de conhecimento do qual dispomos e com a visão de futuro além da noção dos erros do passado.
Mas esse momento não é para falarmos do péssimo hábito que temos de aprisionar animais silvestres e neste ponto ainda, destaco o que para mim é uma imbecilidade, o aprisionamento de aves canoras, ou simplesmente, como eles falam, de passarinhos.
Mas porque eu acho isso uma imbecilidade. Bom...vejo um número que não parece diminuir de tolos que aprisionam as aves, como se castigando-as por cantarem ou talvez por terem asas e depois têm de dar longos “passeios” com as pequenas aves em gaiolas para que estas cantem...Patético!!
Contudo ainda não é esse o ponto.
O ponto se foca na prática de combater o aprisionamento de nossa fauna por pré-ambientalistas. Esses semi-acabados protetores da natureza, que considero mais que a maioria das pessoas, pois essa maioria não tem nenhuma visão ou posição ambiental correta, mas que podem melhorar. Pessoas desprovidas de nenhuma visão de mundo que esperamos acordem e acordem logo, pois afugentam aves dos centros urbanos e praguejam pelo aumento de insetos.
O que objetivo aqui é que se pense e se adote a idéia de não comprarmos animais “exóticos”.  E por quê? Por uma lógica que é tão simples que nos escapa.
O que é exótica pra nossa fauna é nativa na fauna de algum lugar e se essa prática se globaliza, teremos então uma justificativa do tráfico de animais. De que jeito? Pelo simples fato de que pessoas compram apenas fauna exótica em seus países e desta feita, nossa fauna nativa, nativa aqui, será exótica nos lares norte-americanos, franceses, australianos e por aí vai.
Convido então vocês a pensarem isso e propagar a idéia!
J. Maximino Filho
Formação em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário