sexta-feira, 8 de abril de 2011

Evento

V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (V
SAPIS)
 
O V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (V
SAPIS) será realizado este ano em Manaus/AM com organização pelos
Programas de Pós-Graduação em Geografia e Ciências do Ambiente e
Sustentabilidade da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
O V SAPIS ocorrerá de 16 a 19 de novembro de 2011, no Campus
Universitário da UFAM e seu programa inclui Conferências, Simpósios,
Mesas Redondas e Sessões de Apresentação Oral e de Painéis (pôsteres).
As atividades serão coordenadas por professores\pesquisadores de
diversas instituições do Brasil e do Exterior.
 
Tema geral do V SAPIS: Gestão Territorial e Inclusão Social em Áreas
Protegidas no Brasil.
 
Eixos Temáticos:
 
1- Governança e Metodologia para Gestão de Áreas Protegidas
 
2 - Percepção, Educação e Difusão em Áreas Protegidas
 
3 - Serviços Ambientais em Áreas Protegidas
 
4 - Território, Mapeamento e Resolução de Conflitos
 
5 - Turismo em Áreas Protegidas
 
6 - Desenvolvimento Local em Áreas Protegidas
 
7 - Povos Tradicionais e Indígenas em Áreas Protegidas
 
8 - Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente
 
Público AlvoO Seminário se destina a estudantes, pesquisadores e profissionais que
trabalham com o tema, vinculados à academia, governo, organizações da
sociedade civil e iniciativa privada, que tenham interesse em
participar da discussão proposta ou apresentar e compartilhar
trabalhos e/ou projetos, em elaboração, em andamento ou concluídos,
capazes de vincular o tema da inclusão social à gestão de áreas
protegidas.
Através desta primeira e única circular vimos convidar os interessados
a apresentar propostas para eventos paralelos e enviar seus resumos
para apresentação de trabalhos orais e painéis. Todas as propostas e
resumos recebidos serão avaliados pela comissão científica do V SAPIS.
 
Os trabalhos submetidos serão avaliados por dois revisores que poderão
sugerir modificações aos autores ou recusar trabalhos cujo tema e
nível não estejam adequados ao evento.
 
No momento do envio dos resumos pelo menos um dos autores deverá
proceder sua inscrição no V SAPIS.
 
INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
 
. Os trabalhos deverão seguir as orientações a seguir.
 
1. Quem pode apresentar os trabalhos?
 
Os trabalhos poderão ser apresentados por estudantes, professores,
pesquisadores e profissionais, desde que em consonância com as
informações contidas nestas instruções, devendo enviar para o e-mail
vsapis@gmail.com (em um só email) com os respectivos documentos:
 
• Ficha de inscrição devidamente preenchida;
• Resumo estendido do trabalho;
• Copia de comprovante de pagamento de inscrição no evento.
 
Os trabalhos enviados sem ficha de inscrição e comprovante de
pagamento não serão analisados.
 
A Comissão Organizadora do V SAPIS enviará por e-mail a confirmação
automática do recebimento da mensagem enviada. Posteriormente, será
enviada a confirmação da inscrição, da submissão do trabalho e do
recebimento de comprovante de pagamento.
 
2. Conteúdo dos trabalhos 
O conteúdo dos trabalhos deverá versar sobre Áreas Protegidas e
Inclusão Social, devendo estar de acordo com um dos seguintes eixos
temáticos:
 
1- Governança e Metodologia para Gestão de Áreas Protegidas
 
2 - Percepção, Educação e Difusão em Áreas Protegidas
 
3 - Serviços Ambientais em Áreas Protegidas
 
4- Território, Mapeamento e Resolução de Conflitos
 
5- Turismo em Áreas Protegidas
 
6- Desenvolvimento Local em Áreas Protegidas
 
7- Povos Tradicionais e Indígenas em Áreas Protegidas
 
8 - Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente
 
Na ficha de inscrição os autores poderão inscrever seus trabalhos
especificando até 3 (três) eixos temáticos por ordem de prioridade.
 
Todos os trabalhos (devidamente inscritos conforme item 1 “1. Quem
pode apresentar os trabalhos?” ) serão analisados e julgados pelo
Comitê Científico do evento.
 
3. Classificação dos trabalhos 
Os trabalhos inscritos serão analisados, selecionados e classificados
de acordo com os seguintes procedimentos:
 
• atendimento as normas/ critérios para qualificação de trabalhos (1ª fase);
 
• aprovação nos critérios para avaliação de trabalhos técnicos
científicos definidos pelo Comitê Científico (2ª fase).
 
4. Originalidade 
Os trabalhos inscritos deverão ser originais e inéditos. Trabalhos já
publicados em outros meios de comunicação não serão aceitos. Para
efeito do disposto neste item, consideram-se originais e inéditos os
trabalhos que não constituam adaptações e resumos de outros trabalhos
e, se estrangeiros, de suas traduções, e que não tenham sido
publicados ou apresentados em congressos e certames afins, nem
submetidos a concursos. A citação, remissão e compilação de obras,
teses, livros e pesquisas, como fonte subsidiária e/ou apoio aos
trabalhos, não lhes tiram o caráter de originalidade e ineditismo,
devendo ser destacadas na bibliografia.
 
 
5. Idioma 
Os trabalhos a serem apresentados no V SAPIS poderão ser escritos e
apresentados em português e espanhol.
 
 
6. Autores dos trabalhos 
a) Poderá ser selecionado até o máximo de 3 (três) trabalhos para cada
primeiro autor. A co-autoria não é computada nesse limite;
b) Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no V SAPIS;
c) apenas os autores inscritos no evento receberão o certificado de
apresentação de trabalho.
 
7. Normas de apresentação dos Resumos Estendidos 
Todos os trabalhos submetidos ao evento para análise deverão
contemplar as seguintes normas:
 
a) Os resumos estendidos deverão ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4
(quatro) páginas digitadas A4;
 b) A formatação deverá ser: papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm); margens
superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; espaçamento
entre linhas de 1,5; espaçamento de 6pt depois; parágrafo justificado
sem recuo à margem esquerda.
 c) Deverão ser enviados para o e-mail vsapis@gmail.com até a data
limite de 30 de junho de 2011. Os resumos estendidos deverão ser
elaborados no formato MS Word 2000 ou superior. A Comissão
Organizadora do V SAPIS enviará por e-mail a confirmação automática do
recebimento da mensagem enviada. Posteriormente, será enviada a
confirmação da inscrição, da submissão do trabalho e do recebimento de
comprovante de pagamento, também por e-mail.
d) O resumo estendido deverá apresentar a seguinte estrutura:
 • Título claro e objetivo, expressando da melhor forma possível, o
conteúdo, com fonte Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, negrito e
centralizado;
• Nome do(s) autor (es) deve vir abaixo do título (Fonte Times New
Roman 12, centralizado).
• Afiliação institucional dos autores, endereço e e-mail do principal
autor (Fonte Times New Roman 10, justificado)
• Os resumos estendidos deverão conter necessariamente:
 o Introdução
o Objetivos
o Metodologia
o Resultados e Discussão
o Conclusões
o Referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT em vigor.
 e) os trabalhos somente serão repassados ao Comitê Científico após
serem aprovados pela 1ª fase de pré-qualificação, que consiste na
verificação do cumprimento dos critérios estabelecidos por essa norma.
 
 
8. Seleção e classificação dos trabalhos
 
Os trabalhos qualificados serão julgados por dois membros do Comitê
Científico, em sistema de duplo-cego.
 
 
9. Critérios de avaliação 
Nas análises e avaliações dos trabalhos serão tomados em consideração
os seguintes itens:
 a) aspectos formais e técnicos do resumo estendido;
b) estruturação do texto que evidencie a presença dos tópicos
descritos no item 7.d. deste documento.
c) relevância do resumo estendido em relação ao tema central do evento
ou suas áreas temáticas
d) originalidade do assunto, em relação ao tema do evento.
e) aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das idéias e
qualidade da redação).
 
As decisões do Comitê Científico são soberanas e irrecorríveis.
 
 
10. Apresentação de artigo completo para publicação em Revista
Científica indexada

 
O Comitê Científico poderá selecionar até 20 (vinte) trabalhos que
representem uma contribuição clara e significativa para o tema do
evento. Os autores desses trabalhos serão convidados a prepararem
artigos originais que serão publicados em revista científica indexada
e qualificada pelo Sistema Qualis da CAPES. Os autores dos trabalhos
selecionados serão contatados e receberão as instruções específicas
para preparação dos artigos.
 
 
11. Apresentação dos trabalhos no evento
 
A lista de trabalhos selecionados para apresentação no V SAPIS estará
disponível no site do evento a partir do dia 16 de agosto de 2011.
 
Os autores no momento da inscrição deverão optar pela forma de
apresentação do trabalho no evento (apresentação em sessão de
comunicação oral ou pôster).
 
Na sessão de comunicação oral, os trabalhos serão agrupados em função
dos eixos temáticos e cada autor terá 15 minutos para apresentar o
trabalho. Após a apresentação haverá 10 minutos para que o
apresentador possa responder perguntas ou esclarecer dúvidas dos
participantes. A apresentação poderá utilizar recursos de data-show
e/ou retro-projetor.
 
Na sessão de pôster, os trabalhos serão apresentados em sessões
temáticas e pelo menos um autor deverá estar disponível durante toda a
sessão para apresentar e discutir seu trabalho com os participantes.
Haverá premiação dos 03 melhores trabalhos em pôsteres apresentados.
 
 
12. Cessão de Direitos Autorais 
Os trabalhos inscritos poderão, a critério da Comissão Organizadora do
V SAPIS, serem divulgados ou mesmo publicados, sem qualquer pagamento
de direitos autorais aos seus autores que, ao se inscreverem, aceitam
e outorgam expressamente esta faculdade aos organizadores do V SAPIS,
cientes do caráter de serviço à comunidade, sem fins lucrativos, de
que se reveste o evento.
 
 INSCRIÇÕES
 
 O valor e o período das inscrições estão descritos na tabela abaixo:
 
 Até 30/09
 De 31/09 a 10/11
No evento
Estudantes de graduação e pós-graduação
R$50,00
R$75,00
R$100,00
Profissionais
R$120,00
R$160,00
R$200,00
 
Demais participantes (comunitários de associações, estudantes de
ensino médio e fundamental)
 R$30,00
 R$30,00
 R$30,00
 O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário
identificado, de acordo com as seguintes informações:
 Banco do Brasil
 Favorecido: FAPUR/REDESAPIS
 Agência: 0729 – 3
 Conta corrente: 53.901-5
 No campo de identificação do depósito indicar o número do CPF. O
comprovante de depósito deverá ser enviado juntamente com a ficha de
inscrição para o email vsapis@gmail.com
 Estudantes de graduação e pós-graduação deverão encaminhar comprovante
de matrícula ativa para ter a inscrição confirmada
 
Melhores informações: (92)3305-4667 vsapis@gmail.com
 Aguardamos sua participação
 
 
 
 
 


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