sexta-feira, 8 de abril de 2011

Profissões & Meio Ambiente

Geógrafo
"Profissional que estuda a Ciência que tem por objeto a descrição da Terra na sua forma, acidentes físicos, clima, produções, populações, divisões políticas etc"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser geógrafo?
Geógrafos são os profissionais responsáveis por analisar, estudar, conhecer e descrever aspectos da superfície da Terra como o relevo, solo, clima, vegetação, recursos hídricos e também a distribuição das populações. Estudam as relações entre o meio e as comunidades que o habitam. Analisam dados sociais, culturais e políticos de determinados grupos populacionais em uma região ou país, informações que podem ser utilizadas para delimitação de territórios, planejamento de áreas urbanas, manejo dos recursos naturais, implantação de hidroelétricas, pólos industriais, estradas e outras obras que interferem no meio ambiente de maneira geral.

Quais as características necessárias para ser um geógrafo?
O Geógrafo deve ter boa memória e capacidade de raciocínio, para analisar e interpretar aspectos econômicos, físicos e sociais.
1 - Características desejáveis:
2 - Capacidade de análise
3 - Capacidade de comunicação
4 - Capacidade de observação
5 - Capacidade de síntese
6 - Curiosidade
7 - Facilidade para matemática
8- Gosto pela pesquisa e pelos estudos
9 - Habilidade para escrever
10 - Habilidade para trabalhar em equipe
11 - Interesse pelas ciências
12 - Raciocínio abstrato desenvolvido
13 - Raciocínio espacial desenvolvido

Qual a formação necessária para ser um geógrafo?
Para exercer a profissão de geógrafo é necessário o diploma de curso superior em geografia. Pesquisadores e profissionais de planejamento precisam do diploma de bacharel, cursando apenas as matérias de formação especializada. Pós-graduação é requerida para pesquisadores e professores universitários e muito valiosa para profissionais do planejamento e cartografia. Professores de ensino fundamental e médio precisam da licenciatura que inclui, além das matérias normais, matérias pedagógicas como didática e prática de ensino.
Principais atividades de um geógrafo
Assim como as demais profissões ligadas à área de ciências básicas, os geógrafos podem exercer as atividades de professor universitário, professor escolar e pesquisador. Suas atividades incluem: 

Realizar estudos em institutos de pesquisa. Por meio de seus trabalhos, estudam a situação do meio ambiente e do país em relação ao desenvolvimento sustentável
Desenvolver programas de cursos a serem lecionados em escolas ou universidades;

Dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação e em escolas das redes pública e particular, escolas técnicas e cursos pré-vestibulares;

Orientar alunos em suas teses nos cursos de mestrado e doutorado;

Em atividades de cartografia, levantar informações sobre aspectos físicos de uma região - clima, solo, vegetação, relevo - para elaboração de mapas e cartas geográficas;

Em atividades de planejamento, trabalhando em empresas ligadas à área de planejamento urbano, ou atuando junto a prefeituras, secretarias de meio ambiente, parques e institutos de estatística, como o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Áreas de atuação e especialidades
Ensino: leciona no ensino fundamental, médio e superior.
Planejamento urbano: planeja o crescimento e desenvolvimento de uma determinada região ou município.
Geografia física: estuda os aspectos físicos da Terra, como clima, solo e vegetação.
Geografia humana: interpreta os dados sociais e econômicos de uma população. Planeja a ocupação de áreas urbanas e rurais.
Geopolítica: analisa a relação entre espaço geográfico e a organização econômica, política e social de uma região, país ou bloco de países.
Geoprocessamento: monta banco de dados sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de uma região com o objetivo de elaborar mapas e cartas geográficas.
Meio ambiente: estuda os ecossistemas e previne impactos ambientais causados pela ocupação de terrenos. Faz o manejo de bacias hidrográficas.
Planejamento territorial e urbano: organizar espaços urbanos ou rurais para a instalação de pólos industriais barragens e outras grandes obras. Estuda as tendências de desenvolvimento e planeja o crescimento socioeconômico de uma região.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para geógrafos está apresentando algumas novas oportunidades com a crescente preocupação com o meio ambiente. Os concursos públicos em todo o país não são abundantes. Instituições que sofrem com a falta de profissionais muitas vezes abrem vagas com contrato temporário. O mercado para professores de ensino médio e fundamental está em crescimento, e há uma séria carência de professores de geografia, que ganham salários modestos. Estão em alta as áreas de consultoria ambiental e geoprocessamento (análise e combinação de dados por computador para confecção de mapas e organização de banco de dados). Hoje a lei ambiental é mais rigorosa e exige relatório de impacto ambiental (RIMA) para obras de grande porte, como rodovias, hidroelétricas e instalação de indústrias.

BIÓLOGO

O exercício da profissão exige dupla habilitação: a Técnico-científica e a Legal.
A habilitação Técnico-científica é expressa através da comprovação da capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela Autoridade Educacional e pelo currículo efetivamente realizado.
A Habilitação Legal cumpre-se com o registro profissional no Órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos Biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.
Ao profissional devidamente habilitado, cabem-lhe perante as Leis do País, três níveis de responsabilidade: Civil, Trabalhista e Ético-Profissional. A Responsabilidade Trabalhista, os Sindicatos e à Responsabilidade Técnica, os Conselhos Regional e Federal de Biologia, para os profissionais regularmente registrados.
No serviço público de algumas Unidades Federativas, o Biólogo está enquadrado funcionalmente na categoria/cargo de Biólogo; ele recebe outras denominações: Biologista, Professor, Docente, Agente de Saúde, Sanitarista, Técnico, Laboratorista, Pesquisador, Analista e outros.
Estas categorias têm como condições essenciais para o exercício profissional: ser portador de Diploma Superior na Área das Ciências Biológicas e estar devidamente inscrito no Conselho Regional de Biologia e em dia com suas obrigações perante o mesmo.
Atribuições profissionais
Os biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas, com vistas ao aprimoramento de: Estudos e Pesquisas de Origem, Evolução, Estrutura morfo-anatômico, Fisiologia, Distribuição, Ecologia, Classificação, Filogenia e outros aspectos das diferentes formas de vida, para conhecer suas características, comportamento e outros dados relevantes sobre os seres e o meio ambiente; Estudos, Pesquisas e Análises Laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Biofísica, Citologia, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Hematologia, Histologia, Patologia, Anatomia, Genética, Embriologia, Fisiologia Humana e Produção de Fitoterápicos; Estudos e Pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada à Biologia Sanitária, Saúde Pública, Epidemiologia de doenças transmissíveis, Controle de vetores e Técnicas de saneamento básico; Atividades complementares relacionadas à conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e à Educação Ambiental.
Perfil do Profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, relator Francisco César de Sá Barreto, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Parecer aprevado em 06.11.2001, DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERFIL DOS FORMANDOS - Bacharel em Ciências Biológicas deverá ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para um ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar abgente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometimento com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional pro critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como pro referenciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdiscilplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
a) pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
d) portar-se com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área
f) entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
g) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) atuar multi e interdiscilplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
m) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

Engenheiro Ambiental

A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar do controle ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais tais como a água, o solo, o ar, a vegetação e a fauna. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimizá-lo ).
O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.

Grade Básica do Curso de Engenharia Ambiental:
Monitoramento Ambiental
Hidráulica
Cartografia
Sistemas de Gestão
Estudo de Solo
Análise de Impacto Ambiental
Cálculo
Desenho Técnico
Estatística
Aulas Práticas de Campo


Engenheiro Florestal

O Engenheiro Florestal (profissional de Engenharia Florestal) estuda as florestas e ecossistemas para poder desenvolver projetos sustentáveis de exploração destes recursos.
Apesar da ação humana sobre o mundo, as florestas ainda ocupam aproximadamente 30% da área total dos continentes e é uma peça fundamental para o equilíbrio ambiental e econômico da nossa sociedade.
Ultimamente, devido ao aquecimento global, a poluição e a exploração florestal desenfreada que alguns países vêm fazendo, o tema de preservação e uso racional das florestas através da engenharia florestal vem vendo cada vez mais pensado e discutido pelos líderes mundiais.
Dentro dos projetos de desenvolvimento sustentável programados pelos governos e empresas, o profissional de Engenharia Florestal é o responsável por avaliar o potencial das florestas e planejar a exploração racional das mesmas.
Além de projetos de manejo de florestas, o profissional de engenharia florestal também pode atuar como pesquisador trabalhando na melhoria genética de sementes, atuando na classificação de espécies vegetais ou então participando de expedições em busca de novas espécies vegetais.
Outra atribuição muito importante da Engenharia Florestal é a recuperação de áreas de floresta que já foram destruídas.
Tanto nos países subdesenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento há enormes áreas destruídas e que podem perfeitamente ser recuperadas.
O Curso de Engenharia Florestal
O principal objeto de estudo do curso de Engenharia Florestal são as ciências biológicas, principalmente as Ciências Agrárias.
O curso de engenharia florestal tem um conteúdo fortemente focado, com o aluno estudando muita teoria relacionada ao tema das florestas: botânica, ecossistemas, fisiologia vegetal, biologia celular e tecnologia de processamento de madeira.
Além do estudo teórico sobre tecnologia florestal também há alguns laboratórios, atividades de campo e até mesmo atividades em viveiros de animais ( estas por sinal são as atividades preferidas dos alunos de engenharia florestal ).
O estágio é sempre obrigatório, em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório também que o aluno produza também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Grade Básica do Curso de Engenharia Florestal
Biologia Geral
Botânica
Fisiologia Vegetal
Química
Zoologia
Topografia
Desenho Técnico
Estatística
Climatologia (estudo do clima)
Pedologia (estudo dos solos)
Especializações da Carreira em Engenharia Florestal
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Florestal:
Recuperação/Construção de Florestas: Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, uma área totalmente destruída de floresta pode novamente se transformar em uma área verde. O profissional de engenharia florestal especialista em recuperação e construção de florestas trabalha juntamente com o engenheiro ambiental e o gestor ambiental coordenando estes projetos.
Genética Florestal: Especialização onde o profissional de Engenharia Florestal trabalha selecionando e pesquisando sementes para produzir árvores melhores, mais resistentes e mais produtivas.
Tecnologias de Produtos Florestais: Carreira onde o engenheiro florestal atua desenvolvendo novas tecnologias de engenharia florestal para aperfeiçoar a exploração e processamento de produtos da floresta tais como óleos, borracha, madeira e fibras em geral.


PALEONTÓLOGO

O que é um paleontólogo? Um paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos freqüente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra. O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem.

Os paleontólogos são os cientistas que estudam Paleontologia
O que é necessário para se ser paleontólogo? Para se ser paleontólogo é necessário, sobretudo, ser-se curioso e querer saber mais sobre os animais e as plantas que povoaram a Terra há muitos milhões de anos e sobre os fósseis, os vestígios desses mesmos organismos que encontramos atualmente conservados nas rochas.

Os paleontólogos são cientistas com um gosto muito especial pela Geologia e pela Biologia (pelas Ciências da Natureza em geral), uma vez que, para investigar a Vida do passado da Terra e estudar os seus fósseis, é necessário conhecer bem a geologia dos locais onde estes ocorrem e a biologia dos organismos que lhes deram origem.



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